quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Agressividade, toda criança passa por isso???
Se tem uma dúvida que me persegue desde quando a Melissa nasceu é como a F. babá dela cuida do meu tesouro.
Porque sim, ela é tesouro apenas para nossa família e não para todas as pessoas que nos rodeiam.
Ela está conosco há 2 anos e meio, ou seja, eu ainda estava grávida quando ela chegou.
Confio nela, mas sempre com o pé atrás, ela tem umas coisas que me deixam confusa, costuma mentir, fantasia muito, se perde em algumas informações.
Como vou explicar? Assim, fala para o Ricardo que comprou um video game para o filhos, depois para mim fala que ganhou, diz que o marido ganha bem (é afastado pela empresa) depois fala que estão passando por dificuldades financeiras, mínimas coisas que até então me incomodaram mas deixava passar.
Mas de uns tempos pra cá, estamos muito preocupados com o comportamento da Melissa.
Ela sempre foi muito meiga, carinhosa, quietinha, sociável.
Mas quando estava se aproximando dos 2 anos começou a bater (em mim principalmente) distribuia tapas sem o menor motivo, estranhei mas achei que era fase.
Conversávamos, explicávamos e o tempo foi passando, melhorou mas aidna acontece.
Vieram algumas mordidas que também passou, recentemente passou a cuspir.
Mas agora a coisa chegou a um ponto que está me deixando muito preocupada.
Até que ponto é normal a agressividade em uma criança de dois anos e três meses???
Ela está extremamente irritada, chorosa, nervosa, está até usando essa expressão "sai de perto de mim que eu tô nervosa e fecha as duas mãos e serra os dentes tipo "rosnando". Grita muito e fala que quer dormir, se pudesse ficaria o tempo todo no bercinho com a chupeta e o paninho. Não pode ficar sozinha ou muito próxima (logo de cara, pois depois ela faz amizade) de nenhuma criança, tem um vizinho de 1 ano e três meses que ela não pode nem chegar pert, ela bate muito no garoto. As priminhas (Gabriele e Yasmin) são vítimas, ela brinca, mas dá ponta pé, morde, aperta, faz cara feia.
Ontem no consultório do Pediatra fiquei sem saber o que fazer, ela estava super bem, até chegar uma menininha de uns 4 anos. Assim que viu a menina, ela começou a gritar, chorar, mandar a menina embora, chamar ela e a mãe de chatas, um escândalo, depois gritou que não gostava da menina e falou assim "ninguém gosta de mim".
Eu tive que fazer muita força para contê-la pois ela queria ir bater na menina. Foi entrarmos no consultório que ela parou.
O Dr. até indicou um calmante (que eu estou muito propensa a NÃO DAR), mas falou para observar se algo está acontecendo. As únicas coisas diferentes é que alguns coleguinhas estão mudando de sala e estamos voltando para a casa de carona (eu e ela com amigos da escola) . Ele falou várias vezes para observar o comportamento da babá.
Meu coração está apertadinho, será que tudo isso é resultado de violência doméstica? Será? Será que estamos cegos e deixando alguma coisa passar?
Será que estou presa ao conceito que algumas crianças passam por isso e esquecendo de juntar outros fatores?
A Melissa nunca foi muito fã da F., se eu chego em casa, ela grua no meu pescoço e fica muito agressiva com ela. Ela não pode nem chegar perto, Meme grita, chora, fala "sai, sai" e agora começou a chamar a F. de feia, chata, mostrou a língua. Sempre achei que eram saudades, que ela grudava em mim, porque tinhamos uma relação de boa qualidade.
A F. é muito carinhosa (pelo menos na nossa frente) brinca com ela (tem vezes que a Melissa fica brincando com ela mesmo eu estando em casa), cuida bem da casa, da gente está sempre fazendo coisas para nos agradar (boloas, doces). Agora eu fico aqui pensando como ela consegue dar conta de casa, comida, roupa lavada e passada e uma menininha de 2 anos. Tudo bem que mesmo ela falando que não deixa a Melissa enfrente a televisão o tempo todo. Eu sei que a Melissa assite muitos filminhos de manhã, ela consegue brincar e sair para passear e ainda diz que a Melisa quase não dá trabalho.
Minha mãe diz que quando a Melissa está com ela , pouca vezes foi agressiva ou desobediente.
São tantas dúvidas, mas além do comportamento da Melissa estar preocupante, o que mais mexeu comigo assim, foi que domingo encontrei a mãe de um coleguinha de classe da Melissa e ela havia acabado de despedir a babá (que eu conheço, que frequentou a minha casa nas férias, que falou super bem da F.), pois viram ela na rua, batendo no Dedé, mandando ele calar a boca se não apanharia mais.
Eu e o Ri decidimos procurar algum mecanismo de segurança. Não sei se câmeras ou gravadores, mas com certeza hoje estaremos tomando uma providência, para sanar nossas dúvidas.
Não posso mais viver com está dúvida, medo, insegurança. o Ricardo disse uma frase eu eu completo com outra.
"Quem confia, vigia" e eu acrescento " Quem ama, cuida".
Marcadores: agressividade x babá
Por Mamãe Fabiana às 10:27 | |
0 Aqui também pode!
0 Comentários: