segunda-feira, 24 de setembro de 2007


Há um mês mais ou menos descobri mais uma das maravilhas de se morar na cidade que eu moro, porque eu já disse mais de uma vez que amo morar aqui, gosto do clima (tirando o frio intenso) da natureza, das praças, das atividades e se eu pudesse escolher, com certeza morreria bem velhinha aqui. Digo isso, porque já aprendi com a vida, que ela segue o seu curso e em MUITAS coisas apenas seguimos o seu ritmo e que nada é para sempre. Já fiz mil planos que moraria em uma casa até o final da minha vida ao lado do meu marido e há menos de 3 meses vendemos esta casa, então vou curtindo tudo que este local me oferece da melhor forma até quando for a hora.
O que eu descobri e que tem me deixado muito feliz, é que sempre no primeiro e terceiro domingo de cada mês, tem um pessoal muito bacana praticando Danças Circulares, procurei um pouquinho pela net para explicar direitinho o que é e encontrei este site aqui e copiei está explicação.

DANÇAS CIRCULARES
Danças Circulares são basicamente danças de roda, recolhidas de diferentes partes do mundo em diferentes períodos. Existem danças muito antigas que vão passando de geração para geração e outras coreografadas recentemente. O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que elas promovem. Podem ser danças para celebração ou saudação.As Danças Circulares se fundem às danças étnicas e podem até ser consideradas sinônimas. Participar de danças de diferentes "etnias" é um modo de conhecer e reviver o sentimento do povo ao qual pertence a dança. É uma forma de afirmar a identidade de um povo, difundindo sua cultura de uma forma pacífica e solidária. "Quando se dança a dança de todos os povos, cria-se uma nova identidade cultural universal, onde se vivencia a idéia da Unidade do mundo, e se trabalha de forma incessante pela Paz." (Rodrigues, G.H.C.B. Mudança in Danças Circulares Sagradas, Triom SP, 1998)
A dança em grupo, com sua seqüência cadenciada e rítmica, proporciona maior ordem, harmonia e alegria individual e coletiva.



Eu adoro dançar e cantar, canto quando dirigo, quando tomo banho, quando trabalho, canto sempre que me dá na telha, e danço quando posso. Quando estou em casa, danço muito com a Mel, este é um dos muitos prazeres da maternidade, encontrei alguém (pelo menos por enquanto) que não liga nem um pouco para a minha voz de taquara rachada, e nem para o quanto eu sou desafinada, ou danço fora do compasso. Ela adora cantar, cantamos muito juntas e já temos nossas músicas preferidas. Ela fala que gosta do "sapo pululu" como ela diz, (cd do palavra cantada) e eu gosto da música Santa Clara Clareou e este é um prato cheio, pra quando ela ouve a música me chamar para dançar.
É só uma dessas músicas começar que ela corre pra me chamar e fala "mamãe a "sua" música". Dançar aos domingos tem me feito muito bem, eu entro em contato com o ritmo da música, com a energia das outras pessoas, compartilho bons pensamentos, fico ainda mais perto da natureza, pois este momento acontece em um parque muito gostoso. Enquanto eu estou tendo um momento só meu, o Ricardo e a Mel estão se divertindo juntos, no parquinho, debaixo das árvores, jogando bola.
Faço minhas as palavras de Vania Kipriadis Ferro
Hoje vivemos em uma sociedade egóica, onde os valores individuais – muitas vezes discutíveis – se sobrepõem aos da comunidade. No meu entender, a Dança é um dos instrumentos que possibilita reencontrar nossos semelhantes, nos unindo em torno de um objetivo comum. Ela é uma linguagem universal. Você não precisa falar idiomas para imitar um passo, seguir um ritmo.
Quer razões mais concretas para dançar ? Bem...
dançar libera enzimas que te deixam mais feliz, e te dão uma sensação de prazer;
dançando você conquista auto-confiança; a cada passo aprendido, a cada dificuldade superada, você descobre que “pode”, que é capaz; e transfere esse sentimento para outras áreas de sua vida;
dançar desinibe, torna você uma pessoa mais sociável;
dançar modela o corpo, dá eixo, consciência corporal, e – com sorte – até emagrece !;
dançar melhora a concentração e te ajuda a desenvolver e a ordenar melhor suas idéias;

Então a minha dica para essa semana é:
Vamos dançar e cantar muito com nossos pequenos, isso traz felicidade pode ter certeza!!!!

Por Mamãe Fabiana às 07:35 | | 1 Aqui também pode!

1 Comentários:

Oi Fabiana. Foi com grato prazer que descobri uma citação minha em seu blog, sobre DANÇA. Fico feliz em ver pessoas compartilhando de minhas idéias. Conheça também nosso trabalho (Betty Gervitz e Vania) no estúdio Danças do Mundo, R.Wizard 400 - F.3812.3938. Bj, Vania K.Ferro.

By Anonymous Anônimo, at 10 de setembro de 2008 às 05:07  

Post a Comment



voltar ao início

<BODY>