terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os trinta anos está chegando

Daqui há 5 meses estarei fazendo 30 anos e parece que estou adquirindo alguma consciência com relação a minha saúde.
Ando preocupada com os meus hábitos alimentares, com a minha postura e com atitudes sedentárias.
Tudo isso, porque há anos sofro com problemas na coluna, tenho um desvio na lombar de 8 centimetros, o médico não sabe dizer se isso aconteceu em razão do acúmulo de gordura na "barriguinha" ou se a saliência na barriga é em razão da coluna.
A questão é que se eu não tomar uma providência HOJE com certeza estarei pior AMANHÃ, então já marquei RPG (Reeducação Postural Global) que vai me ajudar a alinhar a coluna, que segundo a fisioterapeuta está toda desconjuntada.
Para piorar descobri que tenho pedras nos rins, velha herança da família, achei que estava isenta deste calvário, que nada, elas estão lá quietinhas mais de 15 em cada rim, já marquei nefrologista.
Continuando minha saga marquei consulta com a Nutróloga, estava super ansiosa imaginando o super regime que ela iria me passar, gostaria de perder 10 kilos em um ano. Na verdade estou precisando de uma reeducação alimentar, como diz minha querida amiga Ana (lá do Lv) "comemos sentimentos" e é exatamente isso mesmo, eu como porque estou alegre, porque estou triste, porque estou ansiosa, porque estou com vontade de passar o tempo e por último porque é uma necessidade fisiológica, a coisa passa mesmo pelo prazer da alimentação.
A nutróloga que eu fui é uma médica exigente e realista, não aceita desculpas para a falta de exercício e acabou comigo quando disse que "trabalha das 7:00 as 19:00h e ainda assim faz 40 minutos de exercicio em casa", falou sobre caminhar no corredor, subir e descer escadas, enfim "falta de tempo = preguiça".
Falou sobre a coluna, sobre a barriga que esta 8 cm acima do limite máximo permitido, estou com pressão alta e pediu vários exames de colesterol etc etc. Falou sobre o futuro e o que eu quero pra minha vida?
Enfim, me fez pensar muito a respeito e avaliar que qualidade de vida é um conceito, muito muito amplo e estou precisando mesmo de mudanças drásticas, estou reavaliando muita coisa na minha vida... espero chegar até o meu aniversário com algumas conclusões e com algumas atitudes práticas.
A médica me passou uma dieta de 1500 calorias, porque disse que acima do peso eu não estou, mas necessito fazer muitos exercicíos e re-aprender a comer, tem sido difícil controlar a "vontade de mastigar" e cortar o pão francês que eu amo, mas estou disposta mesmo a mudar.
Indicou um grupo de ajuda acompanhado por uma psicopedagoga (nossa nem sabia que esse profissional trabalhava com isso), também foi uma novidade encontrar uma nutrologa que o plano de saúde cobre, pois sempre achei que o único profissional dessa área fosse o endocrinologista (que acaba sempre indicando um remédio e isso eu não faço mesmo) ou a nutricionista.
Vamos ver até o final do ano o que acontece, já faz uma semana e sai da dieta apenas no final de semana, tenho caminhado quase todos os dias, levo a Melissa na cadeirinha da nossa bicicleta e vou empurrando.

Marcadores:

Por Mamãe Fabiana às 04:02 | | 2 Aqui também pode!

2 Comentários:

Fabiana, eu fiz RPG e recomendo! Você vai ver como os resultados são bons. Melhora a postura e reduz mesmo a barriguinha. Bjs e boa sorte nas mudanças!

By Anonymous Anônimo, at 30 de outubro de 2007 às 07:27  

Oi Fabiana! Eu fiz RPG em julho, depois comecei a fazer pilates(adorei)..mas comecei a arranjar várias desculpas e adivinha? Desisti.
Muito legal você se preocupar com sua saúde.
Beijo e boa sorte!

By Anonymous Anônimo, at 30 de outubro de 2007 às 09:39  

Post a Comment



voltar ao início

<BODY>