domingo, 25 de novembro de 2007
TUDO COMEÇA COM GRITOS E NUNCA DEVE ACABAR COM SILÊNCIO
ESTE OUTDOOR DURA 15 DIAS, O MESMO TEMPO QUE 5400 MULHERES SÃO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA.
JUNTOS PODEMOS MUDAR ESSE QUADRO.
25 DE NOVEMBRO
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.
Iniciativa - GAM Grupo de Apoio a Mulher
* outdoors espalhados pela cidade.
Em 1999, a ONU designou oficialmente o dia 25 de novembro como "Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher". Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de novembro já era lembrado pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal, Patrícia e Minerva, mulheres presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Representates do GAM - Grupo de Apoio a Mulher ressaltam qu a data é um momento importante de reflexão sobre as mais diferentes formas de agressão às quais as mulheres ainda são submetidas.
A violência contra a mulher é um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Encontrar soluções representa um enorme desafio para o movimento feminista, para as mulheres em geral e para todos os segmentos da sociedade. Trata-se de um problema de saúde pública.
O reconhecimento deste fato implica a qualificação e formação dos profissionais de saúde para enfrentarem a situação. Na área educacional, é preciso lutar por uma educação não sexista. É preciso incentivar a elaboração de livros, de unidades didáticas, que explicitem as contradições de gênero e combatam as discriminações.
É necessário desenvolver uma rede de abrigos, oferecer qualificação e formação de recursos humanos, visando melhorar a qualidade do atendimento as vítimas.
As mulheres têm de continuar a trabalhar para conquistarem espaços de cidadania, fazendo valer seus direitos e tendo uma maior participação política.
* texto extraído de matéria publicada no Jornal regional de 25/11/07
Por Mamãe Fabiana às 09:19 | |
0 Aqui também pode!
0 Comentários: