sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Desfralde Noturno
Depois de vários questionamentos, análises e mais análises, conversas com outras mães pelo MSN, dicas de mães mais próximas.
Resolvi voltar atrás e adiar este desfralde, tudo porque foi um desastre!!!!
Acostumada ou vislumbrando sucesso total como foi com o desfralde diurno. Me vi perdida e angustiada, diante de noites seguidas de colchão molhado, até que o estopim para a tomada da minha decisão, foi ver a filhinha em plena 18:00 da tarde ir deitar na cama dela para fazer xixi na minha frente, em protesto porque não estava ganhando "colante"/ adesivos das princesas.
Explicarei melhor, eu tentei de tudo e meti os pés pelas mãos. Fiquei brava com ela, em duas semanas eu ficava quase que a acordando de hora em hora para ir ao banheiro durante e madrugada, brigava quando ela não queria fazer xixi antes de dormir, no outro dia ficava louca de raiva de ver o colchão molhado, enfim FIZ TUDO O QUE NÃO DEVERIA TER FEITO.
Mas mesmo sabendo que estava errada não me controlava, era mais forte do que eu, então entrei em neura, só pensava no assunto, só falava nisso e conversava e conversava com o Ricardo que também se viu perdido no meio de tantas dúvidas.
Então lembrei de um amigo meu psicológo que trabalhou com reforço positivo durante o desfralde do filho e mais uma vez conversei com a Melissa e prometi colante, caso o colchão amanhecesse sequinho, foi então que a coisa desandou de vez. Porque ela queria o colante mesmo que o colchão estivesse molhado, ela chorava e dizia que queria.
Quando aconteceu o xixi na minha frente, fiquei igual doida perguntando porque ela havia feito aquilo afinal e ela foi falando meio atrapalhado e juntando tudo, entendi realmente que aquilo era um protesto, minha filha não estava preparada, sei lá ou eu atrapalhei o processo não sabendo lidar com algo que eu criei que seria fácil.
Só sei que voltei a fralda, ela está super bem, porém todos os dias a fralda amanhece SEQUINHA. Então de vez em quando ela tem ganhado colante, vou dar um tempo tipo uns seis meses e depois recomeço, agora bem menos afoita.

Marcadores:

Por Mamãe Fabiana às 02:42 | | 2 Aqui também pode!


domingo, 25 de novembro de 2007

TUDO COMEÇA COM GRITOS E NUNCA DEVE ACABAR COM SILÊNCIO
ESTE OUTDOOR DURA 15 DIAS, O MESMO TEMPO QUE 5400 MULHERES SÃO VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA.
JUNTOS PODEMOS MUDAR ESSE QUADRO.
25 DE NOVEMBRO
Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.
Iniciativa - GAM Grupo de Apoio a Mulher
* outdoors espalhados pela cidade.
Em 1999, a ONU designou oficialmente o dia 25 de novembro como "Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher". Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de novembro já era lembrado pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal, Patrícia e Minerva, mulheres presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
Representates do GAM - Grupo de Apoio a Mulher ressaltam qu a data é um momento importante de reflexão sobre as mais diferentes formas de agressão às quais as mulheres ainda são submetidas.
A violência contra a mulher é um problema complexo, que não se resolverá de forma simplista. Encontrar soluções representa um enorme desafio para o movimento feminista, para as mulheres em geral e para todos os segmentos da sociedade. Trata-se de um problema de saúde pública.
O reconhecimento deste fato implica a qualificação e formação dos profissionais de saúde para enfrentarem a situação. Na área educacional, é preciso lutar por uma educação não sexista. É preciso incentivar a elaboração de livros, de unidades didáticas, que explicitem as contradições de gênero e combatam as discriminações.
É necessário desenvolver uma rede de abrigos, oferecer qualificação e formação de recursos humanos, visando melhorar a qualidade do atendimento as vítimas.
As mulheres têm de continuar a trabalhar para conquistarem espaços de cidadania, fazendo valer seus direitos e tendo uma maior participação política.
* texto extraído de matéria publicada no Jornal regional de 25/11/07

Por Mamãe Fabiana às 09:19 | | 0 Aqui também pode!


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

30 Meses


Na semana passada Melissa completou 2 anos e meio, eu queria escrever o post no dia 16, mas quem disse que eu consegui, estava envolvida com a elaboração de mais um projeto para o mestrado (nunca vi coisa tão enrolada), organização da feira de artesanato do grupo que trabalho, etc etc etc.
Mas vamos la... senta que eu me empolguei e o post fico enoooorme!
Eu gostei muito do jeito que a Chrys mãe da Isis colocou no blog, acho que ela conseguiu sintetizar bem todos os aspectos da personalidade de sua princesa e pedindo licença à minha amiga vou tentar seguir a mesma linha para falar da Mel.



Melissa


Continua sendo uma incógnita, não conseguimos definir exatamente como ela se comportará. Tem dias que acorda uma princesa, alegre, brincalhona, cantando o tempo todo, outros é um deus nos acuda, nada está bom. Fica ranhetando pela casa, chora por qualquer coisa e agora começou a ser de um jeito que nunca fora antes, agitada e arteira. A gente fala para ela não subir no sofá, ela sobe, quando tiramos em segundos ela já está escalando o outro e assim ficamos em uma sequência quase interminável de tirá-la de lugares perigosos. Tem jogado os brinquedos no chão e chutado e reclamado para guardá-los.


Para nós este é um lado que até agora não conheciamos, porque 90% do tempo ela sempre foi centrada, calma, calaboradora, mas por enquanto estes episódios de agitação duram bem pouco e são controláveis geralmente quando o soninho começa a bater.


Melissa é uma criança obediente normalmente pergunta se pode e se dizemos não ela acata, ou responde "pode sim" com um sorrisinho maroto, na tentativa de nos convencer e olha para os nossos olhos, esperando novamente a resposta. Quando esta nos ajudando na cozinha, sempre pergunta se esta fazendo da forma correta.



Está sempre preocupada com os outros, se envolve com os personagens dos filminhos e chora quando acha que o eleito sofreu algum tipo de injustiça.


Tem se demonstrado educada, utilizando-se sempre dos pedidos "por favor", "obrigada", "posso pegar?", "dicupa= desculpa" . Aliás todas as suas solicitações são precedidas ou finalizadas com as palavras "por favor" e se não consegue fala um por favor quase implorando.

Fazemos questão que ela nos chame por senhor e senhora e também pessoas mais velhas, conosco ela já esta bem melhor, usado a expressão na maioria das frases com outras pessoas ela ainda se confude.

Esta sempre perguntando "mamãe o que a senhora tá fazendo?" " que cheiro é esse? E agora pergunta: "mamãe sabia que o tigão é dominhoco?"... ou sabia.... temos sempre que responder sabia, porque se dizemos que não, na expectativa que ela conte a novidade, ela não entende e chora pra gente responder sabia.


As vezes reclama de ir na cadeirinha e esperneia um pouco, mas depois que a colocamos lá nem que seja a força ela fica bem.



Pra ela todas brincadeiras são "muito diveitidas" e as pessoas "linda malavilhosas".


Cotinua brincando de esconder e cantarolando o tempo todo e suas ações sempre são anunciadas com um jeitinho cantarolado tipo: "eu vou binca agola lá lá lá" " eu vou naná na na na", "nã nã ñã vc não me pega aaaa", acompanhadas de um balançar do corpo. Tem uma musiquinha que eu acho ser apenas uma parte dela que eu AMO pedir para ela cantar para as pessoas, ela faz a coroegrafia "põe uma mão na cabeça e a outra na cintura, dá um remeleixo no coipo, dá um remeleixo no coipo" e ela fica meio desengonçada tentando conciliar a fala, as mãos e o rebolado. (a mãe se mata de tanto apertá-la).






Basta fazermos uma vez alguma brincadeira com ela e teremos uma vitrolinha repetindo tudo a todo momento. A atual é cantar a música "Oh...... Melissa, cadê você eu vim aqui, só pra te ver" e assim ela segue completando o início da músiquinha com tudo, um brinquedo perdido, a chupeta, as pessoas que ela esteja com saudades (madrinha, vovó , Sarah).

Uma vez eu disse que o papai dela era fogo, agora quando falamos do papai ela diz "mamãe, o papai é fogo" e quando ele pergunta ou diz que a mamãe é que é fogo, ela responde prontamente "a mamãe não é fogo, ela é minha paixão" e sempre troca por elogios que eu falo para ela "linda, princesa, boneca, minha menininha, o amor da minha vida, minha paixão". As vezes esses elogios também são usados para o Dedé.


Melissa tem verdadeira paixão por vestidos rodados e se deixar todos os dias ela se veste de Branca de Neve ou de Noiva (ainda o vestido de um aninho que foi usado no casamento junino com véu e tudo). Como sempre temos dias frios, os vestidos são colocados por cima das roupas de moletom e mesmo assim ela diz que está "linda maravilhosa".



É muito vaidosa, adora pintar as unhas com florzinhas, aliás a minha manicure vai até a nossa casa fazer minhas unhas e ela espera pacientemente (entenda-se ao moldes de uma criança de 2 anos) chegar sua vez, pois sabe que ganhará florzinha em todas as unhas inclusive as dos pés e depois passa semanas cuidando para ver se ela ainda estão lá. Gosta de pulseira, de brinco e colares, pergunta se a roupa esta combinando.






Trocou o pedido para o Papai Noel, deixou de lado a boneca de maria-chiquinha para ganhar batom e maquiagem e acrescentou um colar. Faz maquiagem em todas as suas bonecas, com caneta, todas estão cheias de rabiscos que ela mostra pra todo mundo, dizendo que as bonecas estão lindas. Adoro se rabiscar e tem dia que vai para a escola toda riscada, olhos, bochechas, sempre dizendo que esta maqueada.

Deixa pentear o cabelo e colocar presilhinhas e fazer maria-chiquinhas (a babá e a vovó, comigo ela encrespa um pouco). Ela fica um tempão mexendo no meu cabelo, dizendo que é uma "cabeleleila" e vai me deixar... "linda, malavilhosa".

Não gosta de nada sujo, se queremos que ela troque de roupa é so falar que a roupa está suja, ela troca rapidinho.


Está sempre organizando as coisas, se passa por um cômodo e tem uma gaveta entre-aberta, ela volta e fecha totalmente, arruma os lápis sempre todos com a ponta virada para o mesmo lado e procura organizar os livros mais ou menos pelo tamanho (ainda se confunde um pouco). Sabe exatamente onde cada brinquedo é guardado, por isso se mudo alguma coisa de lugar, sempre lhe aviso e ela sempre guarda no lugar que indico.

Adora uma televisão, até comercial prende sua atenção, continuamos atentos ao tempo que fica enfrente a telinha.

Não gosta de caminhar, quando saimos quer sempre ficar no colo e isto às vezes é motivo de stress entre nós duas, pois sempre temos que ficar negociando, brigando para que ela caminhe.

Quando vamos as Lojas Americanas no shopping, passeio obrigatório aos domingos a noite, se comporta muito bem, ficando na sessão de brinquedos encantada com os princípes e princesas. Quase 100% das vezes entende que poderá comprar apenas uma coisa (bala, chocolate) ou ir a um brinquedo no play.

Anda em uma fase bem teatral!!! Quando contamos uma história ela praticamente encena e congela a cena, pede para pararmos de contar a história para que ela possa mostrar como o personagem está. Exemplo: tem o desenho da madrasta da Branca de Neve se olhando no espelho, segurando o vestido com a cabeça inclinada, olhos arregalados e boca aberta. A Melissa desce do sofá vai até o meio da sala, pega qualquer objeto para servir como espelho e repete os mesmos trejeitos do desenho, ficando imóvel por alguns segundos, como uma cena congelada e fala "olha mamãe a madasta tá assim".

É muito engraçado porque ela faz igualzinho ao que ela vê e isso se repete nas frases que os personagens dizem nos filminhos.

Quando quer expressar sua vontade para ganhar alguma coisa, ela normalmente suspira de depois fala " eu queria tannnnto comer um docinho, eu queria tanto ganhar uma boneca" e assim por diante. Passou por uma fase de chorar, falar gritando, e agora pasta olhar para ela e fazer uma expressão de quem não esta gostando daquilo e que ela mesmo muda o tom de voz e fala calminha e direito. Tem vezes que inicia a frase gritando mas logo se lembra e fala o seu famoso "por favor".

Agora ela entrou de vez no mundo da fantasia, as bolas de Natal foram elegidos os brinquedos do momento, são personagens do dia- a- dia, convidados para os bailes das princesas, amigos da escola, ela deita com a barriguinha no tapete e inicia altos diálogos com direito a mudança de voz, ora bem fininha, ora mais grossa. Exatamente como eu sempre fiz, quando lia para ela. Algumas vezes quando estou lendo e não estou muito afim de fazer a voz da bruxa, ela choraminga e fala "assim não, assim" e faz uma voz de bruxinha. (coisa mais linda!).

Continua guaguejando bastante, principalmente quando vai falar coisas novas, em uma frase como "porque hoje eu comi bolo na icola" fala umas 15 x o porque, depois mais uma 10 x o eu. As pessoas de fora geralmente completam a frase para ela, isso me deixa triste, tadinha.


Isto passa até uns 3 anos é normal, tem criança que nem passa por isso, a única forma é ter paciência, pai e mãe sabe disso, duro é quem não a conhece e não sabe que ela vai demorar mas vai conseguir completar a frase.
Quanto a sociabilidade eu acho que ela elega algumas pessoas, ela precisa de um tempo para se soltar. Não é de cara não. Primeiro ela avalia, faz cara feia, se esconde no meu colo, fala brava e depois vai se soltando ao poucos.

Começou com uma coisa super feia, de segurar saliva na boca e ficar fazendo barulho. Urgh é horrivel, continua cuspindo nas coisas e as vezes na gente. E até ensina as "bolas de natal" que elas não devem cuspir em ninguém, mas de repente cospe nas bolas. (chega ser engraçado!)

Começou a "entregar" a F. e ao invés de falar o nome dela, fala " a minha babá" e agora no final do dia costuma me contar como foi o seu dia. Semana passada ela veio toda toda me contar "mamãe, sabia que a minha babá colocou a péssi e o poio (chupeta e fraldinha) em um lugar super dificil e eu chorei muito, enquanto ela tava lavando a roupa, fiquei aqui na caminha sozinha" resposta "ah é e vc sabe muito bem que não é para chupar chupeta durante o dia" vendo que não colova mudou de assunto rapidinho. Outra vez ela me pediu "mamãe, biga com a minha babá - pq. Melissa? _ Porque ela pegou o lápis da senhora e pintou o meu olho, e a senhora já falou que não pode! e porque ela pintou o seu olho "pq. eu chorei muiiiito, muiiito!.

Fazemos questão que ela nos chame por senhor e senhora, assim como os avós e pessoas mais velhas, foi bem difícil ainda temos que corrigí-la mas na maioria das vezes ela tem usado o termo corretamente.
Adora tirar fotos e de vez enquando pede para que eu pegue a câmera para tirar fotos suas em determinadas situações "mamãe tira foto de mim comendo amendoim em cima da cama da senhora" e sempre brincamos assim "faz carinha de alegre, de triste, de surpresa etc etc".


Meiguinha Charmosa


Assustada Sapeca

Bravinha com Soninho


Tem brincado sozinha durante alguns minutos, fica construindo castelos com os bloquinhos, adora desenhar, já faz olho e boca em seus desenhos, quando estamos juntas pede para eu desenhar o princípe, a princesa, mas deixar que ela coloque os olhos e a boca. Se diverti muito quando a deixamos brincar com tinta no quintal e adora se fantasiar de india, esta mais sociável na rua de casa e têm brincado bastante com os meninos de 8 anos, ela fica no carrão e eles se divertem a empurrando em alta velocidade, eles desenham na rua camas e carros e ela deita ou entra no carro para dirigi-lo, quer ficar andando de bicicleta com os moleques e sempre pega um cabo de vassoura e simula que esta dando tiros nas pessoas, inclusive em estranhos (que nem sempre olham com bons olhos) brinca de lutar dando chutes no ar.







Marcadores:

Por Mamãe Fabiana às 08:44 | | 1 Aqui também pode!


domingo, 18 de novembro de 2007

Aprendizado para uma vida!

Um grande susto...

Pela primeira vez em quase três anos, senti que a Melissa correu verdadeiro perigo. Estávamos no shopping agora a pouco (22:00) estabelecimento quase fechando, haviamos terminado de fazer compras e o Ricardo estava indo ao banheiro.
Melissa estava longe de mim, correndo pelos corredores do shopping rumo a porta de saída, fiquei uns cinco minutos negociando com ela, para que ela viesse onde eu estava. Eu destesto(destestava) sair correndo atrás de criança, acho (achava) patética aquelas cenas de mães desesperadas saindo correndo atrás de suas crias.

Eu em minhas eternas teorias, acredito que se o mal for cortado na primeira vez que a criança ameçar uma birra, um comportamento errado, já é meio caminho andado para não ter tantas repetições de comportamentos como estes. Como ela nunca havia corrido da gente, eu acreditei que um bom pé firme onde eu estava, a faria desistir de sair do shopping.

Estavamos em uma situação que se eu corresse atrás dela, ela sairia correndo, mas se eu tivesse me aproximado mais, não levaria o susto que levei. Pois é, ela saiu correndo mesmo rumo a porta desesperada, sem olhar para onde estava indo, quando ouvi o segurança gritando "olha o carro"!

Fiquei mole, meu coração paralisou... tomei impulso e sai correndo, num grito alto ela mudou o rumo e ao invés de sair direto para a rua, resolveu (GRAÇAS A DEUS) correr pela calçada.

Peguei ela pelo braço e minha vontade era lhe dar umas boas palmadas, mas num instante de sanidade, pensei que A ÚNICA ERRADA ERA EU MESMA.

Fiquei brava, disse que não fizesse mais isso e voltamos para dentro do shopping, o Ricardo veio em segundos atrás de mim, com expressão mais assustada que a minha, dizendo "meu amor, não faça mais isso, você demorou demais para ir atrás dela".

E senti que ele assim como eu, ficou com aquela sensação de impotência, de perna bamba, coração acelerado, pensando e se o carro a tivesse atropelado?

Meu Deus nem quero pensar mais nisso, fiquei com o choro engasgado, me culpando, com o coração pequenininho.

Portanto se um dia me encontrarem em qualquer lugar correndo como uma louca, atrás de uma criancinha morrendo de rir com a situação, saiba que ali corre uma mãe que aprendeu com um grande susto, "que melhor é ser considerada louca e fazer parte de uma cena patética ao invés de conviver com uma culpa e uma tristeza que não teriam fim".



Por Mamãe Fabiana às 17:42 | | 2 Aqui também pode!


quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Plageando a música do Kid Abelha...

* eu tô tentando descobrir o meu dom
* eu tô tentando resgatar velhas amizades
* eu tô tentando concluir um projeto novo
* eu tô tentando ser menos agressiva quando sou contrariada
* eu tô tentando não falar com os olhos
* eu tô tentando aceitar meus defeitos
* eu tô tentando não ser tão sincera
* eu tô tentando falar o que eu penso sem ofender
* ou melhor eu tô tentando falar o que eu penso de uma forma mais sútil
* eu tô tentando me dedicar ao aprendizado de outro idioma
* eu tô tentando corrigir minha postura
* eu tô tentando não cobrar tanto dos outros
* eu tô tentando aprender a fazer média
* eu tô tentando descobrir o que me faz feliz
* eu tô tentando ouvir mais do que falar
* eu tô tentando deixar de ver apenas os erros dos outros e valorizar os acertos (to falando do marido)
* eu tô tentando ser menos cri-cri e mais companheira (acho que de novo penso no marido)
* eu tô tentando conservar amizades e não afastá-las de mim
* eu tô tentando decidir se eu quero fazer outra faculdade e qual seria ela.

Por Mamãe Fabiana às 07:39 | | 6 Aqui também pode!


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Nosso fim de semana

Tivemos um final de semana em família. Meus pais e a família do meu irmão vieram nos visitar e foi muito bom. As crianças Sarah, Melissa e Pedro Lucas puderam matar as saudades e brincarem bastante.

As meninas se estranharam bem pouco, dessa vez brincaram juntas e tiveram momentos sózinhas, enquanto botávamos a conversa em dia.

Em meio a visita eu tive que trabalhar, mas conseguir tocar as duas coisas!

Pena foi a chuva que atrapalhou a programação, iríamos levar as crianças para brincarem no parquinho, mas assim que deu uma trégua corremos para um pesqueiro com pedalinho e como a Melissa diz "foi muito diveitido".

Por falar em diversão...


Esta semana teve apresentação do Circo Feliz na escola da Melissa. Ela estava fofa "como sempre" (deixa eu babar, que eu sou a mãe e posso né?), alegre, risonha, festeira, fez tudo direitinho.

Dançou a charanga, fez o número da corda bamba, soltou bolinhas de sabão, o número de equilibrista e se vestiu de palhacinha (só não usou o nariz) estava um SHOW.


Ela é muito simpática, manda beijo para a platéia, dá risadas eufóricas, é mesmo um show a parte.



E a mamãe e o papai???

Explodem de orgulho e felicidade.







Por Mamãe Fabiana às 08:46 | | 1 Aqui também pode!



voltar ao início

<BODY>