domingo, 30 de novembro de 2008



30 Dias

E meu primeiro mês chegou, mamãe achou que demorou um pouco.
Diz ela que fica muito preocupada com recém-nascidos, porque somos muito pequenos, molinhos e frágeis. Não que eu não seja ainda, mas ela gosta mais.

Neste primeiro mês eu já vivi muitas coisas... umas preocupantes e outras bem gostosas. Minha mamãe relembrou o quanto é gostoso ter um bebê em casa, ficou encantada com o meu tamainho e todo dia pensa no milagre da vida, agradecendo a Deus por eu ser tão linda e com saúde.

Anda derretida porque eu já me acalmo quando escuto sua voz. Pois é, posso estar chorando no colo de alguém se escuto a voz dela já paro de chorar.

Vive me cheirando e beijando, adora ficar comigo no colo e faz isso sempre que pode.
A hora do banho é bem legal eu fico bem quietinha e tem vezes que eu até durmo.
Por falar em dormir eu durmo bastante, acordo a cada três horas para mamar e mamo de 30 a 40 minutos em mamás alternados e ela está mais feliz pois não teve fissuras e me amamentar tem sido um prazer.

Enfim meus primeiros trintas dias tem sido de pura alegria.

Por Mamãe Fabiana às 11:03 | | 0 Aqui também pode!


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Data: 27/11/08

Tanta coisa e tudo na mesma....

Pois é não tenho muitas novidades para contar, continuamos quase na mesma. Apenas que o Ricardo quer se mudar na semana que vem e eu não quero. Prefiro ficar um pouco mais aqui, sem filha mais velha, sem marido, apenas eu e a Nina. Porque? porque preciso estudar para o concurso, vou fazer isso em uma época super ingrata, final de ano. Cujo mês você quer fazer tudo ao mesmo tempo, resolver pendências que se arrastaram pelo ano todo, como médicos. Gostaria de levar a Mel ao oftalmologista para manter a prática de levá-la uma vez por ano, ao otorrino pois a neguinha ronca demais e eu acho que isso não tá certo e também porque ouve televisão muito alto e qdo a gente fala com ela vive fazendo hã, hã mamãe. A fonoaudiologa pois ela fala levando a lingua aos dentes, fazendo aquele sonzinho característico no nosso presidente e ave maria que não quero que ela fale assim. Tudo bem que é meio normal na idade dela, mas vou confessar que isso me incomoda de um tanto. Ao dentista que enrolei o ano todo e não levei.
Ainda tem o Sarau que ela vai apresentar no dia 07/12 e desta vez , eles estão estudando o Charlie Chaplin e coisa mais gostosa, vê-la falando sobre o cinema mudo e fazendo mil expressões para representá-lo na hora da dança. Claro que eu não aguento até o dia e sempre peço pra ela fazer a coreografia pra mim né, ela sabe o papel dela e de todos os amiguinhos.
Eu tenho que voltar ao médico alergologista, ginecologista, nutróloga, dentista. Mas sinceramente essa parte de médico eu já abstrai e me conformei que será tudo no ano que vem mesmo, mas de janeiro eu prometo que não vai passar.

Fora isso tem os presentes de Natal, amigo secreto, aniversário pois minha mãe faz aniversário na virada do ano e este ano vamos ter uma super festa, 60 anos tem que ser muito comemorado.
E como eu tenho um bicho carpinteiro, estou fazendo vários presentinhos. Sorte que contei com a ajuda da minha mãe e agora a Jaqueline prima do Ricardo está me ajudando.

Agora imagina, eu TENHO que estudar no meio disso tudo e VOU estudar, Ricardo que segure o tchan e espere, pois a prova será no dia 11/01 e eu não tenho problema nenhum em ficar sozinha aqui em casa. Ele pode ficar lá com a Mel e eu aqui com a Nina, Melissa já está mais do que acostumada a passar férias na minha mãe.

Por falar na cidade da minha mãe, lá é um calor do cão. Minha nossa senhora, não venta e é aquele calor abafado, mas no fundo eu vou até gostar. Pois Melissa posso dizer que está voltando a ser o que era, ou seja, obediente e compreensiva. Nossa único " se não" ultimamente é a mania dela de querer colocar roupa de calor em dias de frio e também andar descalça em um chão super frio, vocês já me viram reclamando disso né.
Então, agora começou com uma história de montar a piscina, todo dia é a mesma lamúria querendo montar a dita cuja, o pior é que ela está com uma tosse bem feia e ontem tava tão amoadinha, com um hálito meio ruim e bochechas bem vermelhas que eu tava crente que teriamos uma infecção de garganta começando, mas ela melhorou.

Já a Nina é uma friorentinha, tem que estar bem empacotada para se sentir aquecida. Pode estar sol que ela está de luva, toquinha e dois cobertores. Também acho que o calor de lá vai lhe fazer bem, porque não gosto de deixar nenéns empacotados, eu acho que ficam muito frágeis qualquer ventinho ficam doentes.

Essa notícia é pra deixar minha mãe contente: " Vovó já estou usando fralda P ".. hehehe

Temos passeado bastante com ela, já fomos ao shopping umas quatro vezes, mas aqui é super tranquilo, lugar pequeno com pouca gente, nem perto dos shopping do Rio ou SP, então é bem tranquilo. Restaurantes, feiras de artesanato, passeado nas praças. Fico boba com as pessoas me policiando, dizendo que estou arriscando que deveria estar em casa repousando, pois vou sofre consequências por causa da cesárea. Eu estou me sentindo bem, não tenho dores, nem nada Graças a Deus e não me sinto nem pouco a vontade ficando deitada, claro que algumas coisas eu estou evitando como: pegar peso, dirigir, comer certos alimentos, tomar friagem, mas no geral estou como antes.

Na semana passada abrimos o "Caju" da Melissa, em maio ela ganhou um cofre dos meus pais que foram conhecer Aracaju e trouxeram o mimo, ele é enorme e ela se empenhou bastante para juntar as moedinhas, super econômica não gastava nada e sempre que podiamos davamos uma cutucada pra ela gastar e nada. Dizia proantamente que era para sua "Cinderela Bailarina" que custava cem reais.
No fim, encantada pela Barbie Castelo de Diamante acabou comprando a Liana e está aguardando ansiosamente pela amiga Alexia que o Papai Noel fará especialmente para ela. Duro é aguentar essa boneca cantando o tempo todo "Pra sempre amigas, unidas, na vida....".
Ficamos super orgulhosas pela determinação dela é mesmo uma Taurina.
Não sei se já contei aqui que a Melissa adora tirar fotos e sabe que ela tira direitinho. Então algumas dessas fotos foi ela que tirou. Na loja não tiramos, minha máquina é semi profissional, tudo bem que eu uso só o automático, abafa o caso. É muito grande e agora com duas crianças preciso ganhar uma pequena urgente.


Por Mamãe Fabiana às 08:48 | | 0 Aqui também pode!


quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Data: 26/11/08


Oba, oba nós ganhamos presentinhos virtuais hehehehehe Chegaram ontem e quando o carteiro tocou a campanhia, eu já sabia e fui correndo toda feliz.... Chrys adoramos tudo... ficou faltando só as fotos da Melissa abrindo os presentes, mas ela estava tão eufórica, já viu criança quando ganha presente né, que nem deu tempo de tirar fotos. Fala pra Isis que ela adorou a carteira e já ficou pedindo dinheiro para colocar lá dentro. A segunda foto da Nina é ela mandando beijos de agradecimento e com certeza ela vai usar muito a roupinha que ganhou, pois a cidade que vamos morar é muiiiito quente.





Marcadores:

Por Mamãe Fabiana às 02:47 | | 0 Aqui também pode!


terça-feira, 25 de novembro de 2008

Data: 25/11/09


Ontem seria o dia que estava marcado para a Nina nascer, mas agora que já passou tudo, fico contente dela estar fazendo quase um mês.
Graças a Deus encerramos o assunto sobre a ictericia, levamos ao pediatra que afirmou não ter mais nada, resolvi confiar não dá pra continuar neurótica como eu estava.
Ela já engordou bastante e isso me deixou aliviada pesou 3200, ou seja, engordou 700 gramas em vinte dias.
Ela continua um doce...
No final de semana que passou fomos a festa de Natal da empresa, como o tempo voa heim. Foi em uma fazenda, passamos o final de semana lá. Já havia de esquecido a quantidade de bagagem que um bebê produz, parece que levamos a casa. Por causa do barulho, muita gente pegando ela no colo, a noite passei em claro com ela gemendo de cólicas, uma judiação. Tomara que no Ano Novo essa história não se repita.
Minha mãe foi embora ontem, voltou para sua casinha muito resfriada tadinha, também era uma teimosa, aqui é muito frio e ela não se agasalhava.
A prima do Ricardo veio ficar comigo, vai ficar 15 dias eu acho.
Ela tem ajudado bastante, tem paciência com a Melissa, me ajuda em casa.
Se eu escrevesse este post ontem, iria dizer que a Melissa está IMPOSSIVEL, que quem leu o blog no inicio da gravidez saberia exatamente o que estou passando, pois ela está igual. Nada a convence de que tem que obedecer, está ranheta, chata e desobediente.
Mas hoje parece que levantou de bom humor, tive que dar apenas dois gritos ahahahahahha

Por Mamãe Fabiana às 08:44 | | 0 Aqui também pode!


sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Data: 21/11/08

De tudo um pouco

Continuamos tentando vender nossa casa, mas agora não temos mais tempo. Vamos alugar uma Mogi e alugar a nossa aqui, mas só vamos poder alugar a nossa depois de desocupá-la.
tudo ainda está meio incerto, cada dia o Ri chega em casa com uma data, então não sei a data exata que mudaremos, tão pouco o bairro que iremos morar.

Matriculamos a Mel em duas escola, este ano ela vai estudar em escola pública, mas é até eu conseguir um trabalho.
Eu e o Ri conversamos e decidimos que para nós EDUCAÇÃO é prioridade e sabemos que infelizmente ensino público há muito tempo deixou de ser bom, eu estudei em escola pública e desde a quinta séria a única coisa que me lembro são das intermináveis greves, mas na idade da Mel ainda dá pra deixar.

Estou pensando até o dia 20/12 já nos mudarmos, mas vamos ver. E final do ano sempre é uma loucura, agora imagina com bebê de quase um mês, criança de 03 anos e meio, mudança, SOCORRO...
Já penso nos presentes de Natal, na Ceia, no Ano Novo, tenho tanta coisa pra pensar.

E ontem a Nina fez o teste da orelhinha, não passou do lado esquerdo, vamos repetir o teste no dia 09/12. Bom, Mel também não passou e dos dois ouvidos, então nã há nada a pensar apenas esperar o novo teste.

Também tenho que marcar revisão do parto, decidir que método anticontraceptivo vou usar, vou ver se marco para o dia 09, mato dois leões no mesmo dia.

Abriu concurso para Assistente Social do INSS, uma vaga em Mogi, não posso perder. Nos últimos concursos que prestei eu fui bem, pena que não chamaram. Então mais uma coisa pra minha lista de tarefas, já encomendei as apostilas e vou me dedicar, vou aproveitar que a Mel vai ficar 15 dias na minha mãe em dezembro e rachar de estudar.

Domingo o Ri e a Mel foram ao cinema assistir "os mosquitonautas" a foto que eles tiraram quando chegaram em casa ficou um show.

Por Mamãe Fabiana às 07:57 | | 0 Aqui também pode!


terça-feira, 18 de novembro de 2008

18 Dias com Nina

Nina você vive me surpreendendo desde sua chegada inesperada, até o seu comportamento.
Você é muito doce, delicada e serena.
Não chora pra nada, quando chega a hora de mamar, faz um sonzinho de reclamação, se queixa baixinho e já sei que é hora de te alimentar.
Durante as mamadas você segura a minha mão, tão firme... mas sofre com um peito que teima em esguichar muito leite, sinal que tem bastante, mas faz você engasgar. Eu amamento apreensiva, tensa com medo do engasgo, que sempre acontecesse meu amorzinho e depois quando consegue engolir fica molinha com os olhinhos cheio d´água, receosa em mamar de novo, mas lhe dou um tempinho, lhe encho de carinho e você recomessa.
Já o outro que achei que seria o rejeitado, você mama muito bem, vez ou outra acaba engasgando mas bem menos.
Você adora tomar banho e nem na hora de trocar você chora, às vezes da sua costumeira reclamadinha, diferente de sua irmã que abria o berreiro na hora da troca, deixando sua mamãe super nervosa.
Quando vamos trocar sua fraldinha há de se ter tempo, pois você adora uma fraldinha limpa. Basta limpá-la e colocar a fralda nova que você suja de novo e de novo, tem vezes que nem dá tempo acaba molhando macacão, body e isso acontece sempre, até de madrugada.
Como ainda é bem pequena, temos acordado bastante na madrugada para cuidar de você, mais eu do que o papai, pois você sempre quer mamar.
Diferente de sua irmã, você já foi para o seu quartinho com 8 dias, mas foi mais por você do que por nós, na hora de dormir no nosso quarto a noite no carrinho, você reclamava muito. Passando praticamente a madrugada toda acordada, já no seu bercinho você chega a dar intervalos de até 3 horas pra cada mamada.
Agora você tem ficado mais acordada durante o dia, ficando bem quietinha no seu berço, com os olhinhos abertos, observando tudo.
Por falar nisso, apesar de ser bem quietinha, seus olhinhos são bem vivos, observadores, fica nos olhando, acredito estar tentando entender esse nosso jeito de viver.
Não tenha dúvida, seu lugar já está há muito tempo garantido em nossos corações. Sabe aquela frase costumeira, que a felicidade se completou quando você chegou, é isso mesmo. Apesar de todo susto, da correria, do medo, ter você aqui foi a melhor coisa que poderia ter nos acontecido nos últimos tempos, pois agora nossa família está completa.
E o seu cheirinho? Ah... que delicia, dá mesmo uma vontade louca de poder engarrafá-lo só para lembrar mais tarde.
Adoro ficar te cheirando, beijando seus pezinhos, sentindo seus cabelinhos e as caretinhas que você faz, seguido de biquinhos, confesso que tenho vontade de te morder, tamanha é minha paixão.

Por Mamãe Fabiana às 07:38 | | 0 Aqui também pode!


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Data: 14/11/08


Obrigada por todos os recados carinhosos e atenção, realmente ando/sou ansiosa e isso só atrapalha mesmo.
O médico ligou ontem e achou que a taxa de bilirrubina está baixando, disse que em prematuros a eliminação é mais lenta e que também o leite materno faz o processo ser demorado, então sugeri suspendermos por uns dias, mas ele achou "judiação" uma vez que tenho muito leite.
Orientou para esperarmos mais uma semana e na quinta feira colhermos novo exame, se ainda estiver regredindo de forma lenta, suspendermos o leite e depois novo exame.
Eu e minha mãe começamos a dar banho de Picão e a colocá-la no sol, não quero que ela ainda faça dois exames é muita judieira, espero já encerrar esse assunto na semana que vem.
Melissa está melhorando aos poucos, hoje montamos a árvore de Natal e ela ficou toda contente, era algo que estava pedindo desde ontem.
Quase não está gritando e parou de fazer mau-criações, o que ainda tá meio assim é quando ela cisma de ficar no quarto quando estou amamentando, mas hj ela nem ligou.
Daqui a pouco vai deixar de ser novidade e tudo vai entrar nos eixos.
Estou mais tranquila com relação a ictericia e também não estou vendo mais a Nina como um bebê prematuro cheio de fragilidades, ela já está quase do tamanho que a Mel nasceu e daqui pra frente já me sinto segura para tocar.
Minha mãe vai ficar comigo mais uma semana e depois vem uma prima do Ricardo.

Por Mamãe Fabiana às 08:43 | | 0 Aqui também pode!


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

r



Data: 13/11/08


A Ictericia não dá trégua...

É isso enquanto ela não for embora totalmente acho que não vou descansar, no sexta fizemos exame e diga-se ver ela tão pequenininha tirando sangue é uma tortura, aquelas veias tão fininhas sendo espetada por agulhas tão grossas e enfermeiras não muito carinhosas, acaba comigo.


A taxa estava de bilirrubina estava 12,54, seis dias depois e hoje colhemos novamente a taxa está 11,83, estou achando que está demorando tanto para baixar, o médico pensou que estava em torno de 5 ou 8.

Estou aguardando ele me ligar, para eu saber o que fazer. Vi alguma coisa neste site aqui
mas só vou ficar tranquila quando sarar de vez.

Estou parecendo mãe de primeira viagem, com a Melissa foi tudo tão diferente e tranquilo, ela mamava bem, dormia também e não teve nada.

Eu já fui tantas vezes para hospital, laboratórios, pediatras, em menos de 10 dias Nina já visitou três pediatras diferentes.

Ando detestando a cor amarela e o quarto dela é todo amarelo até a chupeta, eu e minha mãe damos muita risadas disso.

Estou fazendo inalação pra tosse, usando muito salsep, comendo mel, tomando xarope e bebendo muito água, mas a tosse não diminui, uso máscara para poder amamentar.

Estamos sendo mais duros com a Melissa, realmente vcs tem razão, estava sendo muito mole. Não posso deixá-la pensar que a irmã é moeda de troca para ela poder fazer o que quiser. Tenho que tomar cuidado com o tipo de relação que será construída.

Quero duas amigas e não duas competidoras.

No dia que a levei de carro, uma das falas na bronca era que ela ficaria de castigo, quando chegasse da escola não poderia ver a Barbie Castela de Diamante, sua mais recente paixão.

No final da tarde ela chegou e não assistiu, ficou toda sentida dizendo para o pai que estava de castigo. Depois disso, na hora da escola vai com a minha vizinha na boa, feliz e contente como era antes.

Ontem também ficou chorando porque queria que eu segurasse um papel sei lá como. Como bem disse a Lu Brasil em nossa conversa no MSN, deixa desitratar caso o choro for sem motivo.
Pois bem, Melissa chorou até cansar, depois resolveu brincar com a minha mãe e a brincadeira rendeu boas risadas.

Aos poucos estamos retomando as coisas, dificil é eu me convencer que preciso de repouso, pois assim que sobra um tempinho ou estou aqui no computador ou estou fazendo artesanato.

Por falar nisso, olha as lembrancinhas que fiz e o enfeite para a porta da maternidade.





Também queria aproveitar para agradecer à todos presentinhos dos chás de bebês no total foram 3, nossa me ajudaram muito.

Por Mamãe Fabiana às 09:33 | | 1 Aqui também pode!


quarta-feira, 12 de novembro de 2008



AS TRÊS MULHERES QUE EU MAIS AMO NA VIDA
Minha mãe, Melissa e Marina






Data: 12/11/08




Cof cof cof ai que dor...

As coisas aqui vão e voltam, pra complicar um pouco mais, estou com muita tosse, é um tal de cof, cof, cof o dia todo de madrugada chego a perder o fôlego de tanto tossir, depois sinto dores no corte.

Também estou sentindo que minha garganta está inflamando.

Melissa me deu um dia de trégua e voltou com força total, continua mal-criada, agressiva, chorona e agora resolveu que não vai mais pra escola com a vizinha, que temos que levá-la e é um Deus nos acuda convencê-la a ir, só a base de muita ameaça de castigo.

Por pura culpa, peguei o carro e fui levá-la, mas antes explodi e dei uma bronca daquelas, que me fez ir chorando o caminho inteiro, pior na frente dela né.

Fiquei achando que não faria mal fazer isso por ela que com certeza está carente. Mas fez mal pra mim que senti dores e agora estou com uma leve tontura o dia todo.

Pesquisei hoje na net e vi que estou abusando muito, não faço repouso, não paro um minuto, andei pegando a Melissa no colo, vivo abaixando e ficando nervosa o tempo todo.

Ora com a Nina que parece que está amarelando de novo, amanhã vamos ao pediatra logo cedo pedir novo exame de sangue, minha preocupação já voltou né. Não sinto um minuto de paz, queria que essa ictericia sumisse, mas ela fica me rondando.

Ora com a Melissa, ora nada, o tempo todo eu fico brava, nervosa, culpada com ela. Ela inventa moda pra tudo, eu não tenho sossego nem pra amamentar, nada tira ela do quarto e fica o tempo todo tentando subir na poltrona, a ponto de cair em cima da menina, se pendura no suporte da banheira, escala o berço, pega roupas e fica rodando e depois larga e sempre vem pra cima da gente.

Eu brinco a manhã quase toda com ela, fico a disposição e nada a satisfaz, tá sempre reclamando, gritando, desrespeitando, eu dou uma saidinha do quarto dela e já tá ela me gritando, exigindo, mandando, uma tiraninha.

Claro que tem alguns momentos que ela está de "bom humor" e as coisas fluem, dou muitos beijos e abraços e elogio muito esse comportamento. Com a Nina as coisas melhoraram, agora ela não tem tentando enfiar o dedo dentro do olho dela, nem puxado mais seu cabelinho.
Ela pede para pega-la, fica um tempinho só, dá beijinhos, conversa dando risadinhas e logo entrega.

Me sinto perdida com as duas, não sei como lidar com a Mel, apesar de saber que se trata de um momento delicado, que esse comportamento é normal e natural, não é fácil de lidar na prática. Não dá pra ser racional, quando a emoção toma conta e a gente vê o filho nos mandando "calar a boca" na frente da vizinha, ou fazendo birra e quase sendo arrastada pra entrar no carro, cuspindo a comida no tapete, batendo na sua mãe.

Mas assim como ela reagiu muito mal quando soube da gravidez e melhorou com o tempo, isto também vai acontecer com a chegada da Nina, esperar por esse tempo e ter a medida certa durante o furacão é um DESAFIO E TANTO.

Tenho certeza que elas serão grandes amigas e que o carinho da Mel por ela é visível, ela só está insegura, mas quando baixa a guarda, temos momentos muitos fofos. Como este dela cantando para a irmã dormir, o jeitinho que arruma o cabelinho o olharzinho que remete para ela.






Por Mamãe Fabiana às 10:41 | | 0 Aqui também pode!


segunda-feira, 10 de novembro de 2008




Data: 10/11/08

Nina já está recuperada, a mãe dela também heheheh

Melissa está melhorando, hoje passamos a manhã brincando... tudo na santa paz.

Estou contando com a ajuda da minha mãe, que veio ficar comigo desde do dia do nascimento da Nina, sem ela, com certeza não conseguiria nada.

Hoje vou tirar os pontos, levar a Nina para tomar vacina e ao pediatra Dr. Jason.


Por Mamãe Fabiana às 07:43 | | 2 Aqui também pode!


domingo, 9 de novembro de 2008

Data: 07/11/08

Quando os médicos informam demais

Ás vezes a ignorância é uma aliada, porque grande parte do desespero que senti, diante das informações médicas que recebi, foi porque no fundo falaram demais.

Tem certas coisas que grávida e mulheres pós-parto não deveriam saber, principalmente eu que sou trágica por natureza, meu cérebro/minhocário produz "besteiras" a uma velocidade luz.

Primeiro com 10 semanas de gravidez fui fazer o exame para saber minha idade gestacional e o médico fez o exame de Translucência Nucal e deu muito alterado, o médico do US falou tanta coisa, foi, voltou e disse que se ela não tivesse Sindrome de Down, teria problemas no coração, que não era nada conclusivo, mas deveria falar. Passei a gravidez com a pulga atrás da orelha.

Dividi minha angustia com a minha família e alguns amigos próximos, me conheço o suficiente para saber que amaria minha filha como ela viesse, ainda mais depois de um dia ter ouvido uma grande amiga dizer: " Quando você tem um filho/sobrinho normal você o ama muito, mas quando ele tem alguma dificuldade você é capaz de amá-lo ainda mais".

Ione me deu uma grande lição naquele dia, mas mesmo assim antes eu viveria toda as fases que Lutterman estudioso em deficiência diz: luto, raiva, incorformação, etc etc.

Sei o quanto nossa sociedade é cruel com as diferenças, minha dissertação de mestrado tem o tema: Circulação de Crianças Deficientes: vivência de cuidadores.

Bom passado o susto, descartada qualquer tipo de sindrome, ela nasce PREMATURA, outro fantasma, ouvi várias vezes o obstetra dizer que "ela não estava pronto e iria direto para UTI", isso me deixava frágil, insegura e culpada.

Superado isso veio a ICTERICIA que o pediatra não diagnosticava nunca, olhava na janela do consultório, mas não solicitava o exame e durante a consulta diz que "trata-se de algo simples mas se não tomasse o banho de luz, esse amarelo iria atingir uma membrana do cerébro que levaria a cegueira, deficiência severa.

Qual a mãe recém-parida, cheia de hormônios, produzidora de minhocas, vai para casa tranquila?

Como ficar olhando para sua filha, prematura, baixo peso, que mal mama, só dorme, até mesmo tomando banho, não chora e cada dia está mais amarela, esperar até o quinto dia para ver como ela reage?

Entrei em pânico, as palavras de todos os médicos ecoavam na minha cabeça, ter um filho deficiente porque assim ele nasceu tudo bem, agora viver com a deficiência porque eu fiquei pacientemente esperando acontecer, não combina comigo.

No fim a Ictericia não é nada disso, existem outros fatores para o que o pediatra descreveu aconteça, como grupo sanguineo e fator Rh incompativeis, que não é o nosso caso eu sou B + e ela O +.

A TN é um exame por imagem não conclusibo, que eu sinceramente acho que deveria ser abolido.

Já pedi para três pediatras que ela passou ouvissem o coração com muita atenção e foi diagnosticada normal.

E a possibilidade de UTI logo que nasceu não passou nem perto da gente, Graças ao bom Deus.

Nina não estava sugando bem, na verdade ela fazia a parte dela, não não estava encontrando uma mãe tranquila para lhe alimentar como ela necessitava, ela mama enquanto dorme e eu na ânsia de dar atenção para a Melissa , já que também ouvi muitas vezes que devemos dar atenção ao mais velho, deixava minha pequena de lado.

Tanta informação em tão pouco tempo só me deixaram confusa, insegura e descontrolada. Graças a Deus na quarta-feira encontrei o Dr. Jason um pediatra experiente que teve um olhar para além do RN e viu uma mãe precisando ser "internada" para reencontrar seu eixo.

Nina está bem, ao invés de perder peso por causa do calor da Fototerapia, ganhou 70 gramas, sarou das pelotinhas de pus e da assadura e principalmente ganhou a atenção necessária de sua mãe e volta para casa melhor cuidada.

Já eu, consegui enxergar o que estava acontecendo, estou mais confiante e pensando em estratégias para atender as duas e com uma nova lição: cada caso é um caso e tanto o recém-nascido quanto o filho mais velho requerem atenção e devemos tentar ter ouvidos para ouvir os médicos que encontramos, filtrando mesmo as informações, confesso que essa parte é mais dificil.

Por Mamãe Fabiana às 11:12 | | 1 Aqui também pode!


sábado, 8 de novembro de 2008

31/10/08

O dia do Parto

O parto da Nina foi totalmente diferente de tudo o que imaginei. No fundo eu cultivava a esperença de ter um parto normal, envolvida pelos relatos tão emocionantes da Ju de Mari e Ana Paula, ficava me imaginando na mesma situação.

Mas havia escolhido um médico que vir a saber bem próximo do dia do nascimento e confirmada no dia "d" que ele "só" faz cesáreas.

Na terca-feria tive uma forte crise na coluna cervical, fuia à uma consulta em uma alergologista para ver uma manchinha no naria e ela inocentemente me levantou de mal jeito e click meu pescoço travou.

Na quarta-feria tive um dia complicado com dores fortes e viajei 30 km atrás de um massagista a estrada era ruim com muitos buracos.

Na quinta feira amanheci bem, tive um dia normal e noite por volta das 22:00 fui me deitar, coisa bem rara ultimamente, meu marido até foi rude comigo, dizendo que eu não queria estar com a minha família, preferia me isolar.

Eu estava esquesita queria ficar quieta, então comecei a ir no banheiro fazer xixi, noramal, só que fui uma, duas, três, quatro... infinitas vezes seguidas e cada vez que ia fazia uma boa quantidade, fiquei cerca de meia hora fazendo isso, depois vomitei, em seguida tive diarréia muito forte, senti calor, depois tremedeira, frio, tudo isso durou uns 45 minutos, quando iamos para o hospital passou, não sentia mais nada.

Achei aquilo tudo muito esquisito, mas nada se assemelhava aos relatos de parto que havia ouvido falar.

Na sexta-feira 31/10 marquei médico para as 14:00h da tarde, durante a manhã não senti nada. Imaginava chegar a consulta e o médico dizer "imagina, não foi nada".

O médico disse que minha bolsa havia "furado" eu perdi um pouco de líquido, mas que eu deveria fazer repouso absoluto que ele iria tentar segura-la por mais uns 15 dias, pois se ela nascesse agora iria direto para a UTI.

Preescreveu injeções para fortalecer os pulmões da Nina e pediu que eu bebesse muito liquido e voltasse na segunda feira.

Eu fiquei sem chaõ, na segunda feira 27/10 ele havia dito que ela estava madurinha, agora diz que ela vai para a UTI.

Se a bolsa furou como vou ficar em casa?

Eu e o Ri fomos no pediatra queria orientações, não encontramos, depois fomos a farmacia, justo uma que não aplicava injeções, fomos ao Hospital da Unimed para aplicar, fiquei andando de um lado para outro procurando alguém desisti e resolvi ir para a escola da Melissa, pois ela faria uma apresentação de Circo e eu achava que não poderia perder.

Claro que eu estava passada e todo mundo começou a perguntar e sai contando para mães da escola. Todas se apavoraram, pois primeiro o que eu estava fazendo ali? Depois porque o médico não me internou?

Ouvi mil e um conselhos, histórias e pedidos para voltar ao médico ou conversar com outro.

Comecei a sentir minha boca e mãos adormecerem, liguei para o Ricardo que havia voltado para o trabalho e pedi para me levar a Santa Casa, me encaminharam para o consultório do meu obstetra que é do outro lado da rua, fui andando e ele me examinou, fez novo ultrassom e disse que havia perdido mais liquido, pois um pouco antes de entrar na consulta, voltei a fazer xixi um atrás do outro.

O médico disse que o liquido tinha baixado muito e não dava mais tempo de nada, faria uma cesária de urgencia. Neste momento eu estava começando a sentir dores na barriga e nas costas, provavelmente contrações.

Sai do consultorio aos prantos, atravessei a rua e fui para a Santa Casa sem enxergar nada e chorando de soluçar fiquei até a hora que o anestesista chegou.

Fui para a sala de cirurgia as 17:45 e 18:16 escutei Nina chorando muito e segurando a mão do meu marido chorei de emoção e ouvi que ela estava bem.

Respirei aliviada, conseguimos....

Por Mamãe Fabiana às 05:45 | | 1 Aqui também pode!


As primeiras horas de Nina

Assim que nasceu precisou de oxigênio, não pude ficar com ela, a vi rapidamente na incubadora antes de ir para o quarto me recuperar da anestesia.

Não sei precisar quanto tempo ela ficou no oxigênio, mas no sábado as 9:00 fui convidada para assistir seu primeiro banho e por volta das 10:00 h ela recebeu alta e foi para o quarto mamar.

Tarefa complicada, ela não pegava meu seio e quando fazia não sugava, diferente de Melissa que chegou no quarto parecendo uma bezerrinha, sugava muito e com força.

Ela foi levada para a incubadora novamente, o pediatra constatou que ela estava com naúseas pois havia ingerido liquido do parto e fez uma lavagem.

Mais tarde ela voltou e sugou muito pouco, passando a maior parte do tempo dormindo. Na madrugada ela despertou e mamou mais vezes praticamente de hora em hora, mas bem pouquinho e apenas o seio esquerdo.

No domingo o pediatra viu que ela tinha a lingua presa e a levou para cortar, disse que isso ajudaria a mamar mais.

Não melhorou muito, ele descartou a Ictericia e nos deu alta, solicitando retorno na terca-feira.

Por Mamãe Fabiana às 05:39 | | 0 Aqui também pode!

Parafrasendo Ana Paula pois achei lindo






O PRIMEIRO ENCONTRO DE UMA VIDA TODA

Apesar de toda insistência do marido para levar Melissa ao hospital, pois a ansiedade da gorotinha era muito para conhecer a irmã, adorei eles não terem permitido, pois consegui que Mel recebesse a irmão em casa. Foi breve o encontro, meio assim, mas foi tão emocionante, meu coração veio na boca, batia tão forte de emoção. Com certeza será uma daqueles momentos que a gente carrega pra vida toda como algo muito especial, O PRIMEIRO ENCONTRO DAS MINHAS FILHAS. Ela ficou encantada, um pouco sem fala, seus olhinhos brilhavam, ela estava encantada, um pouquinho desconfiada, eufórica. Neste video que ficou bem ruim, diga-se de passagem, tamanha era também nossa euforia, ela está apresentando a casa para a irmã.

Por Mamãe Fabiana às 05:22 | | 1 Aqui também pode!

A cesárea

No domingo a tarde senti muitas dores, tive que tomar analgésico e fazer repouso. Coisa bem difícil para este ser inquieto, não consigo ficar parada um instante. Melissa achava tudo muito estranho, queria ficar peto de mim, ora não ligava. Neste momento me arrependi profundamente, deveria ter sido mais insistente, com um outro filho tudo fica mais dificil, ela quer atenção, eu não consigo dar. Enfim, culpa, culpa e mais culpa. Até que sou uma cesareada "espertinha. com a cinta me sinto confortável, sento, levanto da cama sem muita ajuda, subo e desço escada. Mas... fica sempre o mas.

Por Mamãe Fabiana às 05:19 | | 0 Aqui também pode!


O Comportamento da Melissa

O ciúmes baixou aqui em casa com força total.

Melissa demonstra da hora que levanta até a hora que deita que está insegura, enciumada, com medo e sofrendo.

O carinho pela irmã é inegável, ela canta a música da Nina sempre que a vê chorando

Um anjo do céu que trouxe pra mim, é a mais bonita, a jóia perfeita, que é pra eu cuidara, que é pra eu amar, onda cristalina, guardiã da pureza. Vem ó meu bem, não chore não, vou cantar pra você

É minha ajudante, sua cadeirinha já fica a postos do lado do trocador para pegar fralda, algodão, cotonete.

Aquela minha preocupação quanto a querer mamar no meu peito nao se concretizou, ela olha, fica perto, experimentou o leite, ora diz que é ruim, ora bom , mas não pediu mais.


Agora ela está DESOBEDIENTE, ARREDIA, RESPONDONA, AGRESSIVA, às vezes CHORONA, GRITA pra tudo e para todos, não quer que minha mãe chegue perto dela, depois quer. Fica oscilando entre estar bem e não, super normal né.

Comentamos que a Nina chupa os dois dedinhos da mão e agora é fácil encontrar a Melzinha assistindo TV com os mesmos dedos na boca.


Não houve nenhuma regressão significativa, conversamos com o pediatra e ele explicou que hoje em dia isso mudou, atualmente as crianças não regridem, elas ficam desobedientes, vão ao ápice da desobediência para chamar atenção.


Orientou que relevassemos o que fosse possível, não fizesse nenhum comentário sobre esses comportamentos, mas quando ela estivesse bem elogiar bastante.

Ela já tentou bater na cabeça da irmã, puxar o cabelo, teve um acesso de raiva quando eu estava brincando com ela e tive que parar para amamentar.

Então ela extravasou sua dor, chorou muito, pulou, gritou, esperneou e queria vir pra cima de nós duas, minha mãe teve que contê-la, gritava "essa menina só mama, mama toda hora, não para nunca, eu quero minha mãe pra brincar comigo". E também por isso tem pedido o seu "mamá de chocolate cau" toda hora.

Vou pular a parte de como eu me senti, todos já sabem.

Ela fica bem calma quando o pai chega, ele é muito brincalhão e paciente, então ela se sente exclusiva e fica mais calma.


Temos conversado muito, já perdi a paciência algumas vezes e depois caio no choro. Enfim estou aprendendo...

Por Mamãe Fabiana às 04:52 | | 0 Aqui também pode!

As Intercorrências

E no meio deste furacão, Nina não tem mamado direito, basta vir ao peito que adormece, durante o dia então fica cerca de 4 horas sem acordar. Não chora , resmunga, reclama e segure dormindo. Também aparenta estar amarela, sem ânimo, molinha. Pra piorar está assada, com um vermelhão horroroso, não do quê, quase não faz xixi e o cocô é uma sujeirinha. Quando vi a assadura na segunda feira comecei a chorar, me sentia culpada pelo nascimento prematuro, eu andava tão cansada, me sentindo meio sem apoio do Ricardo, que também está passando por uma fase complicada no trabalho e acho que por isso não percebia meu desânimo, que pedia para a neném chegar logo. E me sentia responsável pela minha filhinha estar sofrendo. Na terça feria a levamos ao pediatra que confirmou a perda de peso e a dificuldade de mamar. Nesta altura meus seis estavam empedrando e eu já sentia queimando, fomos incubidos de esvaziar totalmente as mamas e deixá-las molinhas para a Nina poder sugar. Haviam aparecido algumas bolinhas de pus na área genital dela que foi encarada como assadura e os olhinhos tinha muita secreção amarelada indicou colirio. Deveriamos observar a ictericia, se aumentasse deveria lev-la ao médico, disse que ictericia era simples mas que poderia levar a deficiência mental ou cegueira, me deixou apavorada, sai de lá com o coração apertadinho. Quarta feira ela amanheceu mais amarela e com muitas bolinhas de pus, inclusive pelo corpo, conversando com uma viziha ela falou na possibilidade de infecção hospitalar, pronto: entrei em desespero, chorava sem parar, tive tremedeira e minhas mãos começaram a adormecer. Ricardo estava trabalhando, veio para casa e saimos atrás de Pediatras, pois o dela estava viajando, na quinta feira seria feriado e todos imendam. Demoramos para achar e encontramos o Dr. Jason, que vendo meu descontrole, solicitou exame de Bilirrubina, Hemograma e Tipagem Sanguinea, quase no final do dia conseguimos o resultado. Alta taxa de Bilirrubina, resolveu interná-la para Fototerapia, devido a dificuldade de amamentação, agora ela começou a engasgar quando mama. E as bolinhas ele disse ser uma alergia simples. Quinta Feira: Nina foi internada na quarta as 20:00h quem assumiu o caso foi a Dr. Cláudia uma vez que Dr. Jason também iria viajar, ela fez o teste de glicemia e disse que ela estava bem, hidratada e que faria apenas fototerapia. Na primeira avaliação ela estava com uma taxa de 16, colheria sangue novamente as 22:00h, tadinha da minha pequenininha. Tem mamado bem, chegando quase a esvaziar meu peito, ela não chora, nem solicita, mas a cada duas horas eu ofereço e ela mesmo dormindo aceita, nesta hora também troco a fralda.

Por Mamãe Fabiana às 04:52 | | 0 Aqui também pode!

Uma mãe dividida

Depois que vim ficar com a Nina no hospital, percebi que a dificuldade em amamentar não está nela e sim em mim.

Quando estou em casa fico muito preocupada com a Melissa, quero estar com ela, dar atenção, brincar, estar presente para que ela sofra o menos possível.

Então me perco na hora de amamentar e quando sento para fazê-lo fico tão atordoada com o comportamento da Mel, o medo dela machucar a irmã que faço apressada e não o tempo que ela precisa.

No hospital amamentarva religiosamente a cada duas horas, falava mais com ela, trocava com tranquilidade e ficava com ela mamando quase 01 hora, ela toda saciada com leitinho escorrendo no cantinho da boca que coisa mais linda.

Mas constatar isso me deixou ainda mais preocupada com a Melissa, com o coração dividido.

Existe a possibilidade dela ir ficar na casa dos meus pais, apesar de saber que seria puxado para eles, pois eles cuidam dos meus sobrinhos ou ela ficar o dia todo na escolinha, mas também acho que ela iria sentir. Pois na minha mãe ela associa as férias, uma vez que desde dos 12 meses ela passa férias lá.

Realmente não sei o que fazer, olho para um lado e vejo uma RN frágil precisando ser cuidada, sua questão é de saúde, de outro lado vejo uma garotinha enciumada, precisando ser cuidada, sua quetão é emocional.

Dói pensar em ter que optar entre uma e outra.

Racionalmente penso que a situação da Nina é urgente, não há o que discutir. Emocionalmente queria conseguir conciliar, acreditar que a Melissa vai melhorar em breve, que vou conseguir dar conta das duas.

Sabia que seria dificil, mas não achei que seria tanto.

Por Mamãe Fabiana às 03:49 | | 0 Aqui também pode!

Data: 07/11/08

Quando os médicos informam demais

Ás vezes a ignorância é uma aliada, porque grande parte do desespero que senti, diante das informações médicas que recebi, foi porque no fundo falaram demais.

Tem certas coisas que grávida e mulheres pós-parto não deveriam saber, principalmente eu que sou trágica por natureza, meu cérebro/minhocário produz "besteiras" a uma velocidade luz.

Primeiro com 10 semanas de gravidez fui fazer o exame para saber minha idade gestacional e o médico fez o exame de Translucência Nucal e deu muito alterado, o médico do US falou tanta coisa, foi, voltou e disse que se ela não tivesse Sindrome de Down, teria problemas no coração, que não era nada conclusivo, mas deveria falar. Passei a gravidez com a pulga atrás da orelha.

Dividi minha angustia com a minha família e alguns amigos próximos, me conheço o suficiente para saber que amaria minha filha como ela viesse, ainda mais depois de um dia ter ouvido uma grande amiga dizer: " Quando você tem um filho/sobrinho normal você o ama muito, mas quando ele tem alguma dificuldade você é capaz de amá-lo ainda mais".

Ione me deu uma grande lição naquele dia, mas mesmo assim antes eu viveria toda as fases que Lutterman estudioso em deficiência diz: luto, raiva, incorformação, etc etc.

Sei o quanto nossa sociedade é cruel com as diferenças, minha dissertação de mestrado tem o tema: Circulação de Crianças Deficientes: vivência de cuidadores.

Bom passado o susto, descartada qualquer tipo de sindrome, ela nasce PREMATURA, outro fantasma, ouvi várias vezes o obstetra dizer que "ela não estava pronto e iria direto para UTI", isso me deixava frágil, insegura e culpada.

Superado isso veio a ICTERICIA que o pediatra não diagnosticava nunca, olhava na janela do consultório, mas não solicitava o exame e durante a consulta diz que "trata-se de algo simples mas se não tomasse o banho de luz, esse amarelo iria atingir uma membrana do cerébro que levaria a cegueira, deficiência severa.

Qual a mãe recém-parida, cheia de hormônios, produzidora de minhocas, vai para casa tranquila?

Como ficar olhando para sua filha, prematura, baixo peso, que mal mama, só dorme, até mesmo tomando banho, não chora e cada dia está mais amarela, esperar até o quinto dia para ver como ela reage?

Entrei em pânico, as palavras de todos os médicos ecoavam na minha cabeça, ter um filho deficiente porque assim ele nasceu tudo bem, agora viver com a deficiência porque eu fiquei pacientemente esperando acontecer, não combina comigo.

No fim a Ictericia não é nada disso, existem outros fatores para o que o pediatra descreveu aconteça, como grupo sanguineo e fator Rh incompativeis, que não é o nosso caso eu sou B + e ela O +.

A TN é um exame por imagem não conclusibo, que eu sinceramente acho que deveria ser abolido.

Já pedi para três pediatras que ela passou ouvissem o coração com muita atenção e foi diagnosticada normal.

E a possibilidade de UTI logo que nasceu não passou nem perto da gente, Graças ao bom Deus.

Nina não estava sugando bem, na verdade ela fazia a parte dela, não não estava encontrando uma mãe tranquila para lhe alimentar como ela necessitava, ela mama enquanto dorme e eu na ânsia de dar atenção para a Melissa , já que também ouvi muitas vezes que devemos dar atenção ao mais velho, deixava minha pequena de lado.

Tanta informação em tão pouco tempo só me deixaram confusa, insegura e descontrolada. Graças a Deus na quarta-feira encontrei o Dr. Jason um pediatra experiente que teve um olhar para além do RN e viu uma mãe precisando ser "internada" para reencontrar seu eixo.

Nina está bem, ao invés de perder peso por causa do calor da Fototerapia, ganhou 70 gramas, sarou das pelotinhas de pus e da assadura e principalmente ganhou a atenção necessária de sua mãe e volta para casa melhor cuidada.

Já eu, consegui enxergar o que estava acontecendo, estou mais confiante e pensando em estratégias para atender as duas e com uma nova lição: cada caso é um caso e tanto o recém-nascido quanto o filho mais velho requerem atenção e devemos tentar ter ouvidos para ouvir os médicos que encontramos, filtrando mesmo as informações, confesso que essa parte é mais dificil.

Por Mamãe Fabiana às 03:16 | | 0 Aqui também pode!


segunda-feira, 3 de novembro de 2008




Data: 03/11/08

Estamos em casa, todos bem, nos adaptando.
Vou preparar um post para contar tudo, por enquanto apenas as fotos.

Marcadores:

Por Mamãe Fabiana às 09:55 | | 1 Aqui também pode!


sábado, 1 de novembro de 2008

A Nina chegou!!!

Olá pessoal, sou amiga da Fabiana e ela me pediu para avisar a todos que a Nina se antecipou e ja chegou.
A bolsa estourou, era para a Fabiana ficar em repouso absoluto, mas acho que a irmãzinha da Melissa não quis saber de esperar mais nada.
Nasceu ontem dia 31/10/08 ás 18:16h pesando 2.760 kg e medindo 49 cm.
Depois com tempo a Fabiana vem aqui contar tudo, o que posso antecipar é que elas estão super bem, Nina é coisa mais fofa, tem muito cabelinho, um rostinho delicadinho, enfim ela é lindinha.
Provavelmente amanhã já estarão em casa.

Por Mamãe Fabiana às 10:28 | | 1 Aqui também pode!



voltar ao início

<BODY>